A arte na fabricação de gaiolas artesanais para pássaros. ********** Como são fabricadas - Fotos e Videos.********** Reportagem Jornal A CIDADE: As habilidades de Zé Gaiola.
Desde os meus 10 anos de idade fui fascinado por pássaros, na época não existia o Ibama, caçava-se pássaros na mata sem nenhum sentimento de culpa e era normal ver pessoas com gaiolas artesanais com alçapões acoplados, "pegando passarinho" como se falava na época. Como não existia Ibama, não existia pássaros anilhados, criadores amadores ou comerciais como existe hoje, o que favorecia a todos que quizessem ter pássaros em casa sem se preocupar.
Muitos garotos na época, inclusive eu, na pequena cidade onde eu morava, passou a infância, caçando pássaros, se reunindo na casa de um ou outro para ver qual pássaro era melhor de canto, fazendo permuta de pássaros, e como todos nós, na época, não tinhamos condições financeiras de comprar, fabricávamos nossas próprias gaiolas artesanais.
Para fabricar gaiolas artesanais não é difícil, requer tempo disponível, dedicação e boa vontade naturalmente, além de equipamentos específicos.
Para quem gosta de trabalhar com madeira, é uma ótima terapia.
Um abraço!
Vilson de Souza - Sorocaba-SP
(Autorizado a cópia deste Artigo para Blogs e Sites, desde que seja citado o nome do autor e a fonte).
Veja abaixo, reportagem do Jornal A CIDADE sobre fabricação artesanal de gaiola para pássaros:
As habilidades de Zé Gaiola
Com as sobras de madeira das molduras que o tio fazia, arregaçou as mangas e fez, ele mesmo, uma peça. "Ganhei o pássaro às 8h e às 18h ele já estava dentro da gaiola. Aprendi no olho e na vontade."
E foi a paixão pelos pássaros que fez surgir em José Luiz o prazer em produzir gaiolas. Dom que retomou há seis anos, quando se aposentou. "Tinha 18 passarinhos e nasceu mais três, falei que ia fazer para mim, mas gostaram e logo começaram os pedidos."
As gaiolas artesanais de madeira com fibra, que vende em média por R$ 60, não param na oficina montada em um quartinho no fundo da casa. "É meu canto predileto", afirma ele, que produz cerca de 15 peças por mês, mas garante: "Se fizesse 30 venderia todas."
Até mesmo o maquinário foi feito por ele, que produz gaiolas para coleirinha, trinca-ferro, curió e bicudos, espécies que mais aprecia. Os pedidos são tantos que ele conta já ter recusado alguns. "É uma distração que sempre gostei e que exige paciência, boa vontade e dom", diz.
Valeska Mateus
Fonte: Jornal A CIDADE.
*******************************************************
VEJA ABAIXO FOTOS E VIDEOS SOBRE FABRICAÇÃO DE GAIOLAS ARTESANAIS PARA PÁSSAROS:
******************************************************
(Clique sobre as fotos para vê-la em tamanho original, depois clique retornar página anterior em seu navegador).
*******************************************************
VEJA ABAIXO VIDEOS SOBRE FABRICAÇÃO DE GAIOLAS ARTESANAIS PARA PÁSSAROS:
*******************************************************
Clique PAUSE ou STOP no Audio do Canto Praia Grande Clássico (ACIMA - NO INÍCIO DA PÁGINA) para assistir o Videos abaixo.
ARCO DAS GAIOLAS
GABARITO DE FURAÇÃO
GABARITO 2
FRESA 1
FRESA 2
ARREDONDANDO PAUZINHOS DA GAIOLA
GAIOLA
Vilson de Souza - Sorocaba-SP
COMPARTILHEM PARA AJUDAR O BLOG
qual e o tipo de madeira q se usa pra fase as gaiolas
ResponderExcluirtambém gostaria de saber.
Excluirpode ser marfim
ResponderExcluirBacana o blog! só precisa de atualizações constantes!
ResponderExcluirA ultima já faz um tempinho! fica ai a dica!
gostaria de saber como vc envernisa e qual o verniz
ResponderExcluirpow maneiro gostei sou fabricante de gaiolas e naum custa ajudar dando dicas a quem quer aprender quem tiver duvidas pode hentra la no meu face eu ajudo como der
ResponderExcluirmarciel_chines@hotmail.com
obs la tem algumas fotos de trablhos meus.. abraço galera
amigo que madeira uso e como faço para fazer o arco . só sei fazer gaiola quadrada .meus clientes pede gaiola de arco mais não sei fazer ( que vergonha )
Excluirmiim add aii no msn fv buk-mr@hotmail.com
ResponderExcluirqueria ter esse dom
ResponderExcluirfixe
ResponderExcluir